
.jpg)
_edited.png)
Alguns pacientes tendem a conviver com as dores até que elas passem a atrapalhar de vez a rotina. Muitos casos que atendemos já chegam com grau avançado de lesão, podendo impedir a pessoa de seguir praticando atividade física preferida e, o mais grave: dificultando os movimentos simples do dia a dia, como descer da cama, subir um degrau, dirigir, levantar do sofá, entre outros.
Por isso, qualquer dor incômoda após o treino ou que surgir mediante atividades corriqueiras pode ser uma indicação de que um problema mais grave requer atenção.
Dores ou incômodos podem ser sintomas de uma doença ortopédica que está se manifestando ou que já se instalou. Portanto, busque por um ortopedista se você apresentar:
▪️Dores frequentes nas costas;
▪️Dores articulares;
▪️Formigamentos;
▪️Rigidez matinal;
▪️Calor ou inchaço nas articulações;
▪️Alterações em sua estrutura corporal.
Lembre-se que o custo do cuidado é sempre mais benéfico que o do reparo.
QUANDO PROCURAR UM ORTOPEDISTA?
.jpg)
SINAIS DE LESÃO
Você sabia que, assim como todas as regiões do corpo humano, os joelhos acumulam danos e também envelhecem? Com o passar do anos, os hábitos simples do dia a dia, como caminhar muito, fazer exercícios físicos em excesso ou subir e descer escadas, vão degradar as estruturas de colágeno do joelho. Isso torna a região mais ressecada, causando as chamadas lesões degenerativas.
Alguns pacientes apresentam sinais de envelhecimento mais cedo, na faixa dos 30 anos. Outros, bem mais tarde. Os sintomas mais comuns são:
▪️Dores agudas em forma de fisgadas;
▪️Sensação de bloqueio (joelho travado);
▪️Inchaços ao percorrer longas distâncias.
O tratamento depende de cada caso, sendo que a cirurgia é indicada em casos avançados que não melhoram com o tratamento conservador. Se você notou uma maior sensibilidade no joelho, procure um Médico Ortopedista para avaliação do seu quadro clínico.

PRINCIPAIS LESÕES NO JOELHO
Quantas vezes você já ouviu que aquele atleta do seu time está afastado dos treinos porque rompeu o ligamento cruzado? Pois saiba que este é apenas um dos vários problemas que podem aparecer no joelho. Listo aqui as 5 lesões mais comuns e que não acontecem somente com os profissionais do esporte. Elas podem ocorrer com você, no seu futebol da semana, durante sua atividade física cardiovascular ou no treino de academia, por exemplo.
-
Rompimento do Ligamento Cruzado Anterior: ocorre uma mudança rápida de aterrissagem após saltos e pancadas no local.
-
Rompimento do Ligamento Cruzado Posterior: é um trauma mais associado aos acidentes de trânsito, mas também pode estar associado a práticas esportivas de maior contato.
-
Síndrome do Corredor: diversos fatores podem favorecer o aparecimento desta lesão, como o uso de calçados inadequados, sobrecargas nos treinamentos físicos ou encurtamentos musculares.
-
Lesão do Menisco: o menisco é responsável pela absorção do impacto sobre os joelhos e vários fatores influenciam em lesões nessas estruturas, especialmente em movimento de rotação.
-
Artrose: é um problema bem comum em grande parte dos pacientes que procuram por atendimento do Médico Ortopedista. A artrose não tem cura, mas os tratamentos colaboram na redução da dor e retardo da progressão.

CIRURGIAS
NO JOELHO
-
Tratamento de Lesões Meniscais - Sutura e meniscectomia
-
Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior
-
Prótese de Joelho - Primária e Revisão
-
Osteotomias do Joelho
-
Reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior
-
Tratamento da instabilidade femoropatelar
-
Tratamento de Fraturas do Planalto Tibial
-
Viscossuplementação / Infiltração articular com Ácido Hialurônico